segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Ração x Alimentação natural (AN)

Percebe-se que cada vez mais os cuidados com nossos animais aumentam, principalmente quando o assunto é alimentação, trazendo à tona a questão: comida industrializada ou comida natural?
O que é? Comida industrializada consiste basicamente nas rações, dispostas pelo mercado em diferentes sabores, tamanhos, formatos e componentes químicos . Já a alimentação natural, ao contrário do que muitos pensam, não é aquele “resto de comida”, como era feito antigamente, mas sim uma alimentação equilibrada, preparada especificamente para os animais, e atendendo suas necessidades nutricionais, além de serem compostas por produtos saudáveis e frescos.
Assim como tudo, as duas opções apresentam vantagens e desvantagens:
- Alimento industrializado (ração): A praticidade e a durabilidade são um ponto forte das rações, além de serem balanceadas, ou seja, possuem a quantidade necessária de nutrientes para seu animal, diferenciando as fases da vida e/ou alguma necessidade especial (rações do tipo diabetic, obesity). Entretanto, o número de conservantes, aromatizantes e corantes para que essa ração tenha maior durabilidade, é um ponto negativo, podendo com o tempo apresentar algumas doenças.



- Alimentação natural (AN): composta por alimentos orgânicos e frescos, a AN é muito palatável e está caindo no gosto dos proprietários. Sendo uma dieta balanceada, e sem nenhum tipo de aditivos químicos, a AN atende as necessidades de seu animal, e acaba tornando-se mais saudável. Outra vantagem é que os animais que comem alimentação natural apresentam fezes menos volumosas e sem cheiro. Por outro lado, exige-se mais dedicação do proprietário para o preparo, ou já encontra-se no mercado pessoas empenhadas nisso:
“Se você tem um cãozinho idoso com dificuldades de se alimentar com ração até mesmo pela falta de dentinhos, converse com um veterinário de sua confiança sobre a possibilidade de introdução de AN (alimentação natural), mostre nossa sugestão de cardápios ou traga sua receita que prepararemos pra seu cãozinho com todo amor e carinho!!” – Christine Martins, proprietária do Marmipet’s.

*A alimentação com falta ou excesso de nutrientes pode comprometer a saúde do animal.*
*Imagem meramente ilustrativa. Não indicamos o ingerimento de carne crua.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agatha. Adestradora de cães