segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Xixi e coco no lugar certo

Não está conseguindo educar seu cachorro para fazer as necessidades no lugar certo? Então vamos lhe dar algumas dicas, para melhorar o diálogo entre vocês.

É conveniente ao animal fazer as necessidades em lugares que tem maior absorção, e provavelmente, será no seu tapete, sofá, e até colchão. Para isso precisamos estabelecer certas rotinas, e ajuda-los a acertar!



O que pode ajudar?
  • Estabelecer uma rotina entre a alimentação e o passeio: Se você criar uma rotina, de alimentar seu cachorro, e logo em seguida conseguir sair para passear com ele por aproximadamente 30 minutos, logo entenderá que as necessidades podem ser feitas também na rua. Vale lembrar que é sempre bom ter um cantinho na casa separado para que o animal possa usar, principalmente quando você não puder sair com ele.
  • Odores: Esse é o sentido mais aguçado nos cães. Através de cheiros no local onde você escolheu para que ele fizesse o xixi, facilitará o entendimento dele, de que ali pode. O mais indicado é usar a própria urina do animal, mas nunca deixar extremamente molhado, isso causa desconforto. Alguns produtos também ajudam nesse quesito, como pipi dog. E para afastar do local indesejado você poderá usar um afasta pet e eliminadores de odor.
  • O lugar do banheiro: Nenhum animal se sentirá confortável em fazer xixi e coco próximo aos potes de comida/água, e também no lugar que costuma dormir. Por isso é importante mapear os lugares corretamente, para que a chance de acerto seja ainda maior.
  • Limpeza do xixi errado: Evite limpar as necessidades erradas do seu animal na frente dele, assim, você mostrará que não está dando atenção para ele. Em alguns casos, o xixi no lugar errado pode ser apenas para chamar atenção do dono.
  • Sempre recompense: Como dito no item acima, eles querem atenção! O certo em dar atenção é quando ele acerta, então sempre que isso acontecer, recompense. Nem sempre é necessário o petisco, as vezes um carinho, um afago, e uma voz bem carinhosa são suficientes para ele se sentir bem!

O que atrapalha?
  • Gritos e palmadas: essas ações podem gerar agressividade no animal, além de não serem educativas. Dessa forma ele não consegue compreender o que você está querendo dizer, consegue apenas entender sua linguagem brava e agressiva.
  • Esfregar o focinho na necessidade do cão: É mais importante você aproveitar a necessidade para mapear o local correto para o cão, pois eles não entendem a esfregada do focinho como uma atitude repelente.
  • Demora na limpeza: Recomendamos não limpar a sujeira na frente do animal, mas também a demora na limpeza pode atrapalhar, pois fixará mais o cheiro dele naquele local.

Esperamos que essas dicas ajudem vocês. Caso ainda tenham problemas, entre em contato conosco para uma consulta comportamental de xixi e coco, que pode ser feita online para qualquer lugar do Brasil ou em Santos/SP de forma presencial.


Gostaríamos de saber qual tema mais interessa a você? Toda semana o blog será atualizado com temas criados por nós ou sugerido por nossos leitores.

Beijos e lambeijos a todos!

#vempraEducaCão #Santos #Adestramento #DogWalker #PetSitter #ConsultaComportamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agatha. Adestradora de cães